segunda-feira, 7 de junho de 2010

POR QUE SE DIZ RAÇA HUMANA?

Qual a dificuldade intelectual de se entender que a nossa espécie é uma espécie e não uma raça? Veja o nome completo de nossa espécie: Homo sapiens sapiens, como percebe-se só existe uma subsespécie. Deve-se citar taxonomicamente então a unidade mais importante a espécie e não somente a subespécie. O que chamamos de raça é na verdade a espécie que possui uma subsespécie. E a nossa raça? deveria ser chamada de etnia. Por amor a Darwin!

2 comentários:

  1. Primeira mente peso sua licença par comentar...
    Acredito que seja a demonstração de uma das mais fortes características do ser humano a necessidade de se mostrar superior se “excluindo” da natureza... Como se nomenclatura nos tornasse melhor que uma ameba.
    ( talvez acreditem que o som da palavra raça soa melhor)
    Duas bobagens

    ResponderExcluir
  2. Fala André!!!
    Parabéns pelo Blog... está bem legal...
    Vou aproveitar para tirar uma dúvida...
    Eu acredito que li em algum lugar que usar o termo de subespécie Homo sapiens sapiens é um erro, pois este termo foi cunhado pela corrente eugenista que queria separar a espécie humana em subespécies, entretanto hoje sabemos que não há subdivisões na espécie humana, então que o correto é apenas Homo sapiens.
    Tem algum sentido nisto, ou o termo Homo sapiens sapiens é o mais correto mesmo? Se for, pode me explicar por que, já que não existem subespécies em Homo sapiens?

    Obrigado André!!!
    Saudades de suas aulas...

    ResponderExcluir

Seguidores